quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Final

Final de ano chegando. As pessoas tendem a repensar seus respectivos anos e planejar o ano vindouro. Nunca tive mto saco pra fazer isso: retrospectiva e/ou os planos pro futuro. Primeiro pq não sou do tipo q fica analisando mto as coisas passadas - e isso às vezes é um grave erro. Planos pra futuro então, nem se fala... Isso definitivamente não consigo fazer... Acreditem, todas as vezes que fiz planos, a vida veio e mudou tudo radicalmente.
Ano passado, por exemplo, eu fiz planos. Em 2008, eu entraria no mestrado, compraria o apartamento, trabalharia nas escolas X e Y. Estava tudo certo. Aparentemente certo. Nada poderia ou deveria mudar.
Aí, veio o destino e acho que não gostou muito dos meus planos. Me levou para outro estado, me trocou de escolas, precisei gastar o dinheiro do apartamento nas despesas da mudança de cidade... aff, nada deu certo. Quer dizer, não com os planos que eu havia feito. Como se diz, foram por água abaixo.
A vida mudou tudo. Tudo mesmo. Foi difícil aceitar ? Muito... Principalmente porque não saiu nada como eu esperava. Até o fato de voltar para o Rio de Janeiro, que eu pensei que fosse ser uma coisa boa, não foi. Foi difícil, mto difícil. Um ano realmente de batalhas diárias.
Mas graças a Deus, as coisas estão se ajeitando.
De volta ao sul do país, as coisas voltaram ao início. Parece que ganhei uma segunda oportunidade. Uma nova chance de recuperar um ano que estava perdido. Que bom. É exatamente assim que me sinto: ganhei um novo ano. O mesmo, mas novo. Como se eu tivesse dois 2008. Um no primeiro semestre e outro no segundo.
Claro que nem só de experiências ruins foi 2008. De tudo devemos tirar o bem.
Foi bom para aprender umas coisas. Voltei mais madura, mais pé no chão, mais consciente de minhas escolhas. Mais mulher, como diz uma pessoa especial.
Conheci pessoas, alunos, professores, realidades. Contribui um pouquinho e também recebi contribuições. E isso é válido, muito válido.
Para 2009 ? Prefiro não dizer. Depois dessa enxurrada de coisas, prefiro deixar que tudo corra por conta própria. Não quero mais interferir. No way.
Parece que deixo a vida me levar ? Não, acreditem. Por mais paradoxo que seja, eu sei o que quero e o que não quero. Mas FAZER planos, não mais.
E que venha 2009. Novinho e brilhante como todo ano novo.
2008, valeu pelas experiências. Aprendi muito com você.

See you later!

Um comentário:

Marcia disse...

Apesar de só fazer parte do segundo semestre, sei um pouquinho do primeiro e concordo, o segundo foi bem melhor! Continue aproveitando as oportunidades e 2009 será muito bom! E por favor, não use a palavra "enxurrada", isso é humor negro para os catarinenses!!!