quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Pequeno texto para meus alunos

Para aqueles que fazem os meus dias muito melhores

Não parei pra pensar que eu passaria o resto da vida ensinando pessoas quando assinalei "Letras" na inscrição do vestibular. Eu queria era fazer Literatura, saber mais sobre os gêneros textuais, normas da língua e épocas literárias. Eu pensava que era só isso, mas não era.
Todo mundo reclamou. Pai, mãe, avô, avó, tios e tias: "Mas você vai ser professora ?" "Por que você não faz medicina, jornalismo, psicologia ?" Eu não sabia o que responder pra eles, eu só sabia que não queria fazer nada daquilo... Queria letras. E licenciatura ainda por cima. rs

Cursei, me apaixonei e aí já era.

Dar aulas é muito mais do que dar aulas. Talvez as pessoas não entendam isso, não compreendam o prazer que é estar ao lado de vocês, ensinar coisas, aprender coisas, trocar experiências. É gratificante. Tenho vivido experiências maravilhosas - como pessoa e como profissional - ao longo desses anos em que leciono. Ver o brilho no olho de um aluno - criança ou não - quando ele compreende determinado assunto, não tem preço. Ser lembrada em datas especiais, não tem preço. Receber abraços, beijos, choros e risos não tem preço.

Pra mim, educar extrapola paredes. Educar é conversar com vcs no msn, no orkut, nas festas, na piscina, na mesinha da cantina, na sala de aula, na diretoria, na biblioteca. Educar é ouvir o que vocês têm a me dizer; é dizer o que vocês têm que ouvir. É ensinar regras de gramática e técnicas de redação, mas também regras de companherismo, ética, valores. E principalmente, é aprender aquilo que vocês querem me ensinar. Seja lá o que for.

Quero dizer-lhes uma coisa: amo vocês. Todos. Atuais, ex, futuros e futuros-ex. Obrigada por fazer a minha vida mais agradável. Obrigada por me fazer uma pessoa melhor. Obrigada por estar comigo nos momentos mais inusitados... Desculpem minha falta de jeito, meu mau humor matinal, minha falta de paciência muitas vezes. Vocês sabem que não é pessoal, mas sou de lua e vocês já perceberam isso. Fiquem com a imagem boa, por favor: da professora que parece que tá sempre vindo da balada porque já chega na sala rindo e cantando; da professora que não consegue conter o riso e vira pro quadro pra vcs não perceberem que ela está rindo, da professora que senta na mesa junto com vocês e começa a dar aula. E principalmente, não esqueçam nenhuma das regras de português que vocês aprenderam esse ano: vocês vão usá-las no ano que vem, acreditem! rs

E ano que vem tem mais: mais salas de aula, mais regras de acentuação, mais redações, mais esporros. Mas também mais sorrisos, mais festas, mais conversas à toa, mais conversas sérias. E por aí vai...

E como sempre digo: precisando, é só chamar.
Estarei sempre com vcs... porque os AMO muuuuuuito !!!
Always.

3 comentários:

Eu sou a Fabiana Carneiro, disse...

Show!!!!!

hehehe

Onde é que fomos meter os nossos burros... hahaha

Marcia disse...

hehhehehhe! "Vc vai ser professora?" Tb ouvi isso!
E as pessoas realmente não entendem a nossa paixão, não sabem um décimo sobre o nosso prazer em lecionar. Amamos o q fazemos, estão ouvindo????!!!!
Grande beijo, como sempre, um texto brilhante!

Anônimo disse...

De nada prof.! rsrs