quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mudança de categoria

Vira e mexe escuto aquele velho papo sobre ex-namorados... a maioria das pessoas acha que não dá para ser amiga deles e por isso surgem aquelas piadinhas infâmes do tipo "se fosse bom não seria ex", mas eu não sei se concordo com isso... Aliás, sei sim: eu discordo!

Sempre penso que para um cidadão se tornar ex, um dia, obviamente, ele foi o "atual". E tendo sido o "atual" por algum tempo, penso que algo de bom esse mesmo cidadão deve ter. Pensem comigo: se um dia esse cara foi legal o suficiente para ter um relacionamento estável contigo, por que, de uma hora para outra, ele passou a ser considerado o "abominável monstro do lago Ness"?? Se o namoro terminou sob condições naturais, não há motivos para isso (leia-se condições naturais: término do amor romântico, desgaste no relacionamento, falta de tempo e afinidade, ou seja, aquelas desculpinhas básicas para o rompimento amoroso que todos nós já demos e/ou recebemos um dia). Claro e evidente que traição, violência ou qualquer outra atitude ilegal ou desumana não cabem aqui. Nem preciso explicar... Quem quer ser amiga de um maníaco-psicopata? Ninguém, creio eu.

Mas nos casos ditos "normais", eu acho que vale a pena sim manter a amizade. No início é meio complicado, eu sei. Quando a separação ainda é recente, fica tudo muito confuso. Não se consegue ainda delimitar muito bem o que o namorado podia fazer e o amigo não pode mais. Acho que nem preciso citar exemplos, rs. Se não há esse distanciamento inicial após o término, surgem logo aqueles casos horrorosos de namorados que viraram ficantes (e às vezes até amantes) e isso aí ninguém quer. Ou ninguém deveria querer.

Mas depois de um tempo, quando os papéis já estiverem bem definidos novamente, acho super válido manter essa pessoa por perto sim. Afinal, se ela conviveu tão de perto contigo algo deve saber sobre você, e acreditem, é sempre bom ter alguém que nos conheça bem de pertinho... Outros pontos positivos: o fato de você já ter intimidade, poder sentir-se a vontade - e muitas vezes mais até do que quando vocês estavam juntos -, não ter necesssidade de esconder o seu lado obscuro - ele já te conhece mesmo, rs -, e principalmente o fato de você conhecer a idoneidade dele. Acho que a relação de amizade com o ex é bem mais leve. Você pode rir com ele, tomar cerveja, falar dos amigos dele (até mencionar que eles são bem gatos, se for o caso - rs), não precisa mais só pensar nas coisas chatas do relacionamento e nem ter DRs. Você pode ser você sem se preocupar com a sua aparência, depilação, lingeries e etc. Não há segundas intenções... ali, você já sabe como funciona e como não funciona. Entendem o que eu digo ? Não há mais cobranças... só o lado gostoso: a amizade despretensiosa.
Eu teho um ex que é um grande amigo meu. Acho que nos damos melhor agora do que quando estávamos juntos. Namoramos por alguns anos... Mas obviamente ficamos amigos depois de uns cinco anos separados... Depois que terminamos, ele já casou, separou... e eu também. Hoje em dia, viajamos juntos, curtimos baladas e conversamos durante horas sobre amenidades... Se ainda rola um clima ? Não sei, às vezes eu digo para ele que ainda vamos nos casar... mas por pura diversão, só para descontrair mesmo.
Brincadeiras à parte, não entendo esse ódio todo nutrido pelos ex. Quando penso que também sou ex de alguns carinhas por aí, confirmo a minha teoria. Não é porque o namoro não deu certo que nada mais pode dar... Não acham? O relacionamento pode não ter durado para sempre, mas aquele sentimento bom do início, a amizade, a cumplicidade, o companheirismo... isso deve permanecer.
Mas, aconselho, se decidir tentar e ao ler este pequeno texto resolver que deve ligar para aquele velho affair do passado, cuidado. Investigue primeiro a quantas andam o seu coraçãozinho. Se houver qualquer pontinha de carência, nem prossiga. Investigue também a quantas andam o coraçãozinho do rapaz em questão... Ele pode ter uma namorada mega ciumenta que não vai gostar nada nada da sua reaproximação. Mas, no entanto, se depois das vasculhadas no orkut, twitter e outros, você descobrir que está tudo em ordem e começar a lembrar dos momentos bons, aqueles em que vocês passavam horas rindo do nada quando eram apenas bons amigos, e achar que vale a pena, siga em frente!! Muitas vezes o que o nosso coração deseja é apenas estar perto de alguém que nos traga paz. Seja lá quem for este alguém, ex ou não. Muitas vezes só o que precisamos é de um grande amigo por perto. E neste momento seu "ex" mudará de categoria: de ex-namorado para amigo do peito. Por isso, quando ouvir piadinhas novamente sobre o seu ou ex alheios, lembre-se: você também faz parte deste time... E aí, vai deixar que falem mal de você assim, na cara dura?? Acho que não, né ? rs
Um beijo enorme e um excelente final de ano para todos!
Que venha 2010!!

Nenhum comentário: