quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mudança de categoria

Vira e mexe escuto aquele velho papo sobre ex-namorados... a maioria das pessoas acha que não dá para ser amiga deles e por isso surgem aquelas piadinhas infâmes do tipo "se fosse bom não seria ex", mas eu não sei se concordo com isso... Aliás, sei sim: eu discordo!

Sempre penso que para um cidadão se tornar ex, um dia, obviamente, ele foi o "atual". E tendo sido o "atual" por algum tempo, penso que algo de bom esse mesmo cidadão deve ter. Pensem comigo: se um dia esse cara foi legal o suficiente para ter um relacionamento estável contigo, por que, de uma hora para outra, ele passou a ser considerado o "abominável monstro do lago Ness"?? Se o namoro terminou sob condições naturais, não há motivos para isso (leia-se condições naturais: término do amor romântico, desgaste no relacionamento, falta de tempo e afinidade, ou seja, aquelas desculpinhas básicas para o rompimento amoroso que todos nós já demos e/ou recebemos um dia). Claro e evidente que traição, violência ou qualquer outra atitude ilegal ou desumana não cabem aqui. Nem preciso explicar... Quem quer ser amiga de um maníaco-psicopata? Ninguém, creio eu.

Mas nos casos ditos "normais", eu acho que vale a pena sim manter a amizade. No início é meio complicado, eu sei. Quando a separação ainda é recente, fica tudo muito confuso. Não se consegue ainda delimitar muito bem o que o namorado podia fazer e o amigo não pode mais. Acho que nem preciso citar exemplos, rs. Se não há esse distanciamento inicial após o término, surgem logo aqueles casos horrorosos de namorados que viraram ficantes (e às vezes até amantes) e isso aí ninguém quer. Ou ninguém deveria querer.

Mas depois de um tempo, quando os papéis já estiverem bem definidos novamente, acho super válido manter essa pessoa por perto sim. Afinal, se ela conviveu tão de perto contigo algo deve saber sobre você, e acreditem, é sempre bom ter alguém que nos conheça bem de pertinho... Outros pontos positivos: o fato de você já ter intimidade, poder sentir-se a vontade - e muitas vezes mais até do que quando vocês estavam juntos -, não ter necesssidade de esconder o seu lado obscuro - ele já te conhece mesmo, rs -, e principalmente o fato de você conhecer a idoneidade dele. Acho que a relação de amizade com o ex é bem mais leve. Você pode rir com ele, tomar cerveja, falar dos amigos dele (até mencionar que eles são bem gatos, se for o caso - rs), não precisa mais só pensar nas coisas chatas do relacionamento e nem ter DRs. Você pode ser você sem se preocupar com a sua aparência, depilação, lingeries e etc. Não há segundas intenções... ali, você já sabe como funciona e como não funciona. Entendem o que eu digo ? Não há mais cobranças... só o lado gostoso: a amizade despretensiosa.
Eu teho um ex que é um grande amigo meu. Acho que nos damos melhor agora do que quando estávamos juntos. Namoramos por alguns anos... Mas obviamente ficamos amigos depois de uns cinco anos separados... Depois que terminamos, ele já casou, separou... e eu também. Hoje em dia, viajamos juntos, curtimos baladas e conversamos durante horas sobre amenidades... Se ainda rola um clima ? Não sei, às vezes eu digo para ele que ainda vamos nos casar... mas por pura diversão, só para descontrair mesmo.
Brincadeiras à parte, não entendo esse ódio todo nutrido pelos ex. Quando penso que também sou ex de alguns carinhas por aí, confirmo a minha teoria. Não é porque o namoro não deu certo que nada mais pode dar... Não acham? O relacionamento pode não ter durado para sempre, mas aquele sentimento bom do início, a amizade, a cumplicidade, o companheirismo... isso deve permanecer.
Mas, aconselho, se decidir tentar e ao ler este pequeno texto resolver que deve ligar para aquele velho affair do passado, cuidado. Investigue primeiro a quantas andam o seu coraçãozinho. Se houver qualquer pontinha de carência, nem prossiga. Investigue também a quantas andam o coraçãozinho do rapaz em questão... Ele pode ter uma namorada mega ciumenta que não vai gostar nada nada da sua reaproximação. Mas, no entanto, se depois das vasculhadas no orkut, twitter e outros, você descobrir que está tudo em ordem e começar a lembrar dos momentos bons, aqueles em que vocês passavam horas rindo do nada quando eram apenas bons amigos, e achar que vale a pena, siga em frente!! Muitas vezes o que o nosso coração deseja é apenas estar perto de alguém que nos traga paz. Seja lá quem for este alguém, ex ou não. Muitas vezes só o que precisamos é de um grande amigo por perto. E neste momento seu "ex" mudará de categoria: de ex-namorado para amigo do peito. Por isso, quando ouvir piadinhas novamente sobre o seu ou ex alheios, lembre-se: você também faz parte deste time... E aí, vai deixar que falem mal de você assim, na cara dura?? Acho que não, né ? rs
Um beijo enorme e um excelente final de ano para todos!
Que venha 2010!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Namoros na era moderna

E eis que finalmente entendi qual é o meu problema. Viva, viva!!
Sempre achei que para se namorar alguém, era preciso primeiramente se apaixonar por esse alguém. Mas hoje, depois de tantos rolos e histórias tortas que vivo, ouço e vejo, percebo que as pessoas normais - coisa que eu não sou - não se apaixonam e namoram. Elas simplesmente namoram. E ponto. Com sorte, muita sorte, se apaixonam depois.
Há poucos dias tinha um rapaz no meu pé, perturbando o meu frágil juízo. E eu lá pensando no que fazer para que ele entendesse que eu não gostava dele do mesmo jeito que ele gostava de mim. Ficava pensando em como dizer para ele que não ia rolar, que eu não queria namorá-lo, por mais que ele quisesse. Pois bem. Eis que hoje, exatamente hoje, esse cidadão me manda uma mensagem com o seguinte dizer: "não passarei o natal na sua casa porque vou passar com a minha namorada." Olhei a mensagem e apareceu aquele ponto de interrogação na minha cabeça. Maaaas, como eu sou ruim, respondi que ele poderia passar lá em casa juntamente com a "namorada", se assim o quisesse, afinal eu não me importaria nem um pouco. A minha mãe sim ficaria bem chateada se ele não aparecesse por lá...
Obviamente que respondi isso porque sou "malina". Óbvio que eu não o quero em minha casa com uma menina que eu nem sei quem é. Não por ele, entendam. Realmente não tenho o menor interesse nele.... Mas fiquei pensando... De onde ele tirou esse namorada? Do bolso ?? Até poucos dias atrás, essa criatura ficava falando um monte para mim e me enchendo (literalmente e em todos os sentidos) de mensagens e agora vem com esse papo de casa de namorada ?? Fala sério.
Com a ocorrência deste fato, foi simples achar qual é o meu grande problema: eu não namoro seres com os quais eu não esteja realmente envolvida. É isso. Por isso continuo solteira. E por que esse é o MEU problema ? Simples... acompanhem o raciocínio: pelo que tenho percebido, as pessoas não ligam mais para isso... parece que hoje em dia deseja-se apenas ter um(a) namorado(a), não importa quem seja essa pessoa, de onde venha, se tem cultura e gostos parecidos com os seus. O que realmente importa é ter um "namorando" no orkut e deu. E eu não sou assim. Aliás, estou longe, muito longe de ser assim. Eu já vinha pensando neste assunto desde sábado para falar a verdade, mas ler aquela mensagem hoje foi a gota d'água para que esse texto saísse.
Eu realmente não fico com qualquer um. Realmente não me relaciono com qualquer um. Realmente não namoro qualquer um. Para mim, antes de tudo tem que haver envolvimento emocional, depois vem o resto. Nunca, jamais a ordem inversa, entendem ? Que estranho perceber que hoje em dia não é mais esta a ordem natural das coisas... Para mim, que sou antiga, continua sendo tudo como antes: conheço alguém, admiro - já disse aqui o significado da palavra admirar, procurem - , reparo, observo, conheço, me apaixono, me envolvo, beijo. Pronto. Aí sim a coisa anda. Ou não. Gosto que seja assim, desta maneira antiquíssima. Não estou mais na fase de pegação e nem muito menos na fase do ficar por ficar. Menos ainda namorar com alguém que nada tenha a ver comigo ou que mal conheço só para dizer que tenho alguém "para chamar de meu". Ok, sou antiquada, admito. Sei também que vocês vão pensar que posso estar perdendo (viva o gerúndio!) grandes oportunidades na vida de conhecer ou encontrar alguém legal... mas pensem comigo: se aquele papo de "o que tiver que ser, será" for verdade, eu não conhecerei essa tal pessoa da mesma maneira ?? Custa então me deixar viver todos os momentos ?? Não gosto de queimar etapas. Nunca gostei...
Bom. Pra finalizar então esse texto escrito às pressas, deixo aqui o meu manifesto. Namorar é muito legal, mas dá para ser por sentimento e não apenas por conveniência ???? Continuarei esperando o meu príncipe encantado. E que antes de beijá-lo, eu o admire muito. E tenha muita, muita vontade de estar perto dele, nem que seja apenas para ouvi-lo contar histórias ou falar banalidades... Depois, e só depois, quando o primeiro beijo acontecer, que eu o delicie de todas as maneiras... como alguém que esperou muito tempo por aquele momento... Essa é a mágica. E é assim que eu quero que aconteça... Como sempre aconteceu. E fim. Ou não.... rsrs
Tá vendo aí, nem tudo ficou melhor com a modernidade... hehehehe
Beijos e até a próxima.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Rihanna e eu

Acordei pensando em frases prontas. Frases do tipo "quem nasceu pra malandragem não vai ser doutor" ou ainda "pau que nasce torto, morre torto". Conscientemente, não sei o porquê de ter amanhecido com esses clichês na cabeça, talvez por ter presenciado cenas ontem à noite (pra variar)... Dúvidas que fiquei pensando em coisas que já deveriam estar mortas, mas que por algum motivo, não estão. Mas é como dizia a MM: o amor é o álibi maior e mais perfeito que existe. E eu odeio concordar com isso. Enfim...

A Rihanna, como todos sabem, apanhou do ex-namorado, o Chris Brown. Apanhou e muito, diga-se de passagem, e ontem à noite eu estava assistindo a uma entrevista com ela. Parece que foi a primeira vez que ela falou sobre o assunto... e ainda parecia doer um bocado quando ela contava como aconteceu tudo: desde o encantamento inicial até o término do namoro. Achei tudo muito triste, mas uma frase em especial ficou martelando na minha cabeça depois que o programa acabou: "o amor não acaba de uma hora para outra". Meu Deus, ela ainda ama o cara. Isso ficou claro e nítido. Ama mas não se permite ficar com ele devido às circunstâncias. Fiquei pensando no quanto isso é difícil: amar alguém, porque o amor INFELIZMENTE não acaba de uma hora para outra, e ter que se afastar porque esse alguém pisou na bola. Por um momento me questionei sobre o que eu teria feito no lugar dela. Lógico que não manteria relação com um ser violento, mas que deve ser muito f*** tomar essa decisão, isso deve. Pensei na minha separação, que não foi por esse motivo obviamente, e no quanto foi difícil - e até hoje é - dizer adeus para alguém que eu amava(-ava??) tanto...

Sei que devemos nos valorizar e coisa e tal... sei também que existe todo aquele discurso que sempre fazemos/ouvimos: "ele não presta", "ele não te merece", "você merece coisa melhor" e blá blá blá. Mas quem já amou sabe... Às vezes, o amor é cego demais e por isso não permite que tomemos a melhor decisão. Porque, acreditem, nunca é a melhor decisão. Se pudéssemos, escolheríamos viver no mundo encantado perfeito... com direito a príncipe, cavalo, casamento num castelo e etc. Mas quase sempre não é bem isso que acontece.... E por isso acabamos aceitando uma série de coisas que não deveriam ser aceitas: traições, brigas, indiferença...

Sou meio pessimista para esses lances de relacionamento, vocês sabem. O meu problema todo foi ter amado demais um dia. E vendo ontem a Rihanna falar sobre tudo o que aconteceu a ela, pensei no quanto aquela menina ainda vai remoer a dor, e desejei profundamente que um dia ela supere. Porque não superar é todos os dias reviver a frustração de não ter dado certo... E nem adianta dizer que "você é jovem, bonita, inteligente... ", tenho a impressão que às vezes esses comentários acabam piorando a situação...

Admirei a força daquela jovem cantora. Que tenhamos todas força para lutar contra aquilo que nos fere então... E neste momento, penso em mim e em várias mulheres que também precisam desta força para tomar decisões que nos cortam a alma. Que tenhamos essa coragem então...
Amém.

Um grande beijo

sábado, 5 de dezembro de 2009

Contextualizando

Até quis pensar em algumas coisas esses dias todos em que andei sumida... Mas sabe quando os acontecimentos da vida te atropelam ? Pois então, foi meio assim...
Coisas ocorridas no período "ostra total":
* Confirmação da gravidez da Ana Lice;
* O Julio veio em Floripa; (uhull)
* As aulas terminaram; (Porque Deus é pai e não padrasto - rsrsrs)
* Eu cedi aos encantos de alguém; (e tô pagando o preço até agora.... )
* Eu conheci pessoas novas (hummm);
* Eu sumi da faculdade; (não, isso não é bom)
* Eu cheguei ao ápice e chorei de estresse mental; ( e repetia: "tô cansada, tô mto cansada")
* Escrevi coisas, não assinei e dei de presente para que fossem divulgadas por outros; (viva, treinei a humildade!!)
* Comi pastel de camarão em Santo Antonio novamente com as minhas amadinhas; (por que a gente adia tanto as coisas boas da vida ?)
* Fui à praia. Várias vezes... ( e isso foi definitamente maravilhoso).
Pensei todos os dias em coisas que precisava falar aqui: nos recados que eu precisava mandar, nos sermões da montanha, nos agradecimentos e desabafos de uma professora enlouquecida... Mas não consegui pôr para fora nem uma linhazinha. Nada. Me encolhi. Li livros, textos, revistas, cartas e avaliações. Ou seja, tudo o que apareceu pela frente. E quando eu sentava aqui para extravasar a alma, o sono me vencia. Mas estou aqui novamente. Nenhum texto em mente, mas quero atualizá-los sobre o meu sumiço. Pelo menos isso.
Algumas pessoas ressurgiram (óh). E eu pensei se eu deveria igualar-me a elas ou não. Outras surgiram e eu pensei se eu deveria deixar-me levar ou não. Sabe qual o problema ? A vida da gente é muito frágil... E na grande maioria das vezes deixamos de viver porque ficamos pensando em coisas que não deveriam mais estar em nós. Insistimos em carregar um peso morto nos ombros (ou melhor, no coração... ). Perda de tempo, acho. Perda de tempo... e sinceramente tempo é uma coisa que não tenho como perder...
Esta semana ouvi uma mulher contando que recebeu várias ligações de uma amiga e não atendeu. Pensou: "ligo depois, quando eu chegar em casa." Quando chegou em casa, pensou: "Ligo depois, quando acabar o banho." Depois do banho, pensou: "Está tarde, ligo amanhã." E no dia seguinte, quando ela finalmente ligou, descobriu que a amiga havia se suicidado no dia anterior. Talvez minutos após ter ligado para ela, sem sucesso... A tal mulher chorava e se lamentava. Pedia perdão por não ter atendido e por não ter retornado... mas pensei eu com os meus velhos e loucos botões: "pra quem ela está pedindo perdão ? Agora é tarde demais...".
Esta semana recebi um email. E juro, eu não queria ser igual a todo mundo, não queria me igualar a ninguém (ou a alguém) e fiquei pensando se eu deveria ou não responder. Era como se um anjinho dissesse: "Ligue, Elem. Você não precisa fazer o que todos esperam que vc faça! Faça o bem, o melhor!" E ao mesmo tempo, um diabinho, daqueles bem ruins, dissesse: "Não, gata... Deixe estar... As pessoas precisam aprender como é ruim a indiferença... Aqui se faz, aqui se paga!". Por via das dúvidas, respondi. Não sei o que passa pela cabeça das pessoas, e pior ainda, não sei o que se passará no segundo seguinte da (minha) vida... Por isso respondi. Não porque acredito na mudança do ser humano, mas sim porque acredito na minha consciência tranquila.
Às vezes me acho tão tola... Tão incrivelmente adolescente... Tão absurdamente imatura. Tão extremamente incompreendida... Como vocês me aturam ?? rs
Ow... Recadinhos então:
Rafa, gosto tanto de ti. E às vezes, tenho medo disso... Mas prometa não me perguntar nada relacionado a esse comentário, ok ?
Darling, juro que não queria sentir essa indiferença por ti... É uma gama de sentimentos muito confusos... Dá pra editar o vídeo ?
Thiaguinho, saudades de você. Não imagina o quanto...
God, where's the love ?
É isso, pessoinhas amadas... (e odiadas tb - já que vcs CONTINUAM vindo aqui.... rs)
Férias chegando... Tenho projetos... espero concretizá-los dessa vez.
God bless me.
Beijos e beijos,