sexta-feira, 24 de abril de 2009

PMRJ

E eis que finalmente retorno ao lar. (Sentido ambíguo ? Proposital...)

Definitivamente o Rio de Janeiro continua lindo. Com todas as suas praias, seus carros, seus calçadões e suas pessoas bronzeadas e descontraídas. Continua lindo, quente e democrático. Passei 04 dias por lá, passeando e admirando as coisas que só o carioca faz - e só ele sabe fazer. Sentei na pedra do Arpoador e fiquei vários minutos olhando o mar, a praia, os banhistas, os turistas e os nativos e cheguei a conclusão de que a cidade maravilhosa é o lugar mais democrático do mundo pra se viver.

Por quê ? Nas cidades litorâneas o clima entre as pessoas é mais leve e só isso já bastaria para tornar o Rio de Janeiro um lugar melhor de se viver. Mas, não se contentando com isso, a cidade abençoada pelo Cristo Redentor quis mais. Óbvio: o Rio é 40° e não 35° como o resto do país. Sendo assim, reuniu tribos e pessoas diferentes e apresentou-as ao Cristo. E sim, Ele abriu os braços para todas elas.

Caminhando pelo calçadão, eu esbarrei com pobres, ricos, brancos, negros, estrangeiros e brasileiros. Todos passeavam de um lado para outro, curtiam o visual, tiravam fotos, aproveitavam o mar e pegavam uma corzinha na areia. Mais igualitário, impossível. A praia torna todos iguais. Não é preciso ter grana pra curtir o sol. Não é preciso ter corpão para se bronzear. Não é preciso falar português para se esturricar. Não é preciso ser mais ou menos especial. Você simplesmente aproveita o sol e ponto. Só isso. Simples assim.

E isso sem mencionar a beleza... Vai dizer que não encanta os olhos ver aquele marzão, os morros, as pedras, o Arpoador, o Pão de Açúcar ? Falem o que quiser, torçam os cotovelos, mas o Rio de Janeiro é lindo. Sempre foi e sempre será. Fiquei pensando em como Deus pôde ter reunido tanta beleza em um só lugar... Não sei... mas se aquela história de que "Deus é brasileiro" for verdade, com certeza Ele é carioca. E pra completar a Sua obra-prima, não satisfeito com o que já tinha, criou os cariocas. E colocou-os lá. Com todo aquele jeito malandro, descolado e alegre de ser e com o falar peculiar, cheio dos “x” e gírias. Pronto, obra terminada, pôde enfim descansar.

Descansar assim como eu. Renovada por mais alguns meses, posso enfim "descansar". A saudade calou-se. Pelo menos por enquanto. Sendo assim, fica então o conselho: visitem e descubram se falo a verdade ou não. Vejam com seus próprios olhos e sintam com o seus corpos todo o calor que a cidade maravilhosa oferece. Será um acontecimento e tanto. Eu garanto. rs


Um abraço enorme e excelente final de semana!
Fiquem com Deus

7 comentários:

Renata Crispim disse...

Oi pessoa,

Bem, se eu já tinha vontade de conhecer o Rio, agora tô mais curiosa ainda... Principalmente p saber que tipo de coisa só os cariocas sabem fazer, rsrsrs...It's fun!
bju

Marcia disse...

Vc esqueceu de falar "darrmulé", que lá não tem refri de "trerrlitrimeiu" e que "meixmo" com todo o calor todo mundo "goxta" de lá.. hehehe (foi uma piada)
Olha só, eu tava pensando que talvez alguém que não seja carioca e apaixonado pela cidade não chegue a todas essas conclusões... Mas adorei seu ponto de vista!
Grande beijo

Roberto Ney disse...

obrigado pela visita e parabens pelos eu blog!
seja sempre bem vinda!
abraço!

Caio Fazolato disse...

Show !!! a maior representande da cidade maravilhosa !!! eu como tbm carioca (apesar de não morar mais na capital) vc descreveu carinhosamente essa linda cidade que acolhe o povo brasileiro edo exterior com braços abertos . Vc é carioca da Gema enh rs...Boa semana!!!

Unknown disse...

Então gata,

Apesar de muito rápido, achei muito proveitoso te ver pessoalmente e concluir que vc está ainda mais bela!

Que o futuro traga uma nova oportunidade, porém, com mais tempo nas nossas agendas.

Um beijo!

fique bem

Julio disse...

Continua lindo realmente, pena que o inverno está chegando... heheheheh

Sorry por não ter ido no Arpoador com vc. Fica para a próxima.

Logo logo apareço aí em Floripa.

BJS.

mauricio disse...

tú faz isso d sacanagem né mulé?!!
só pra torturar meu pobre coraçao carioca!!!! mas o Rio é tudo isso "merrrmo"!!! Pqp q saudades!!!