sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Enquanto as olímpiadas não chegam...

Não é de hoje que eu sei que a violência no Rio de Janeiro saiu do controle, mas as notícias desta semana conseguiram me chocar ainda mais. Como se isso ainda fosse possível.

Não, não me pergunte de quem é a culpa da cidade ter virado o caos que virou. Eu não saberei responder. Tenho alguns palpites, claro, mas quem sou eu para dizer o que se passa (ou se passou)... Só sei que a coisa vem piorando nos últimos anos e pelo que me lembro, a coisa começou há uns 10 anos mais ou menos... Digo isso porque violência, obviamente, sempre existiu, mas não nos moldes de hoje. Essa violência extremada, sem limites, começou a aparecer cerca de 10, 15 anos...

Já disse várias vezes que acho o Rio de Janeiro a cidade mais linda do mundo, e não apenas porque sou de lá. Digo isso porque a acho realmente. É uma beleza natural, com um povo carismático, caloroso e animado, ou seja, o Rio tem milhões de qualidades e infelizmente um terrível defeito: é uma cidade tomada pelo tráfico de drogas. Tomada literalmente. E a população, por mais que não queira, aprendeu a conviver com isso. Aliás, ela só consegue viver numa boa - se é que podemos dizer isso - porque aprendeu a viver com esta realidade.

Mas nem mesmo a naturalidade com que o carioca encara os tiroteios diários me impediu de ficar chocada com as cenas a que assisti esta semana. Cenas da guerra da semana passada... Será que ninguém percebe que aquilo lá não é mais uma simples brincadeira de polícia e ladrão? Vivemos uma guerra que nem civil é mais... Tanques nas ruas, helicópteros abatidos em pleno voo, tiros de fuzil, reféns ameaçados com granadas, balas perdidas a todo instante... o que é isso? Eu não sei nomear. Será que algum antropólogo sabe?

Tenho certeza que se mostrarmos cenas como essas, sem informar a fonte, a qualquer pessoa, ela diria tratar-se de alguma guerra ocorrida em algum ponto do globo. De preferência, no oriente... Afinal, esse é o único conceito de guerra que temos... Não percebemos que já vivemos e convivemos numa guerrilha todos os dias. E como em qualquer guerra, vários inocentes são mortos. Diariamente.

Não quero hoje defender nenhuma posição, só quero expressar a minha tristeza. Como uma cidade tão maravilhosa pôde ter sido entregue ao poder paralelo tão facilmente, sem que nada fosse feito? Aliás, paralelo mesmo é o governo... porque no Rio de Janeiro, o poder é o tráfico. Em segundo plano, temos o governo e forças armadas.

Causas? Várias, penso eu: pessoas incompetentes e/ou despreparadas dirigindo o serviço de segurança pública, população pacífica, políticos e polícia corrupta - a mais corrupta do país, dizem alguns especialistas - e por aí vai. Temos solução? Sinceramente eu não acredito. Eu sei que em outros lugares do mundo, cidades tão ou mais violentas conseguiram se reabilitar, Nova York é o exemplo clássico. Então por que nós não conseguiremos? Porque falta o desejo, acredito. Falta o desejo de várias pessoas que deveriam estar preocupadas com a segurança pública, mas infelizmente, estão preocupados apenas em ganhar/arrecadar grana para outros fins... Lícitos ou não.

Seria necessário uma política de tolerância zero, treinamento e capacitação profissional, repressão total e SÉRIA ao tráfico de drogas (incluindo usuários), população que não aceite mudar sua rotina por conta da violência, etc, etc, etc. Eu particularmente não vejo solução. Juro que não. Por isso fico triste... Fiquei emocionada hoje quando vi as fotos dos policiais que morreram no ataque ao helicóptero... E senti-me "vingada" ao ouvir o policial que "abateu" sem dó o bandido que ameaçava um refém com uma granada... Não que eu seja a favor da exterminação da bandidagem... Sou a favor que eles nem existam. É diferente... Penas severas fariam com que adolescentes e jovens pensassem trinta vezes antes de entrar para o mundo do crime. Ontem, assistindo a um documentário, ouvia uma menina dizer que matou uma outra com várias facadas porque ela é menor de idade e "sabe que não dá nada para quem é de menor". Entendem o que eu digo ? Tudo virou uma grande brincadeira... Uma brincadeira de matar e morrer...

Sei lá... Sinto-me ferida como carioca, e envergonhada também. O texto foi só um desabafo, um abraço solidário a todos aqueles que ainda sonham com uma cidade melhor e sofrem com a realidade atual da Cidade Maravilhosa.

Enfim... desejando que isso termine logo e que nenhuma outra cidade se torne escrava do crime organizado, me despeço por aqui. Tenhamos todos uma boa semana e que Deus nos abençoe. E paz ao mundo acima de tudo.

Um grande beijo.

2 comentários:

Mauricio disse...

Bem, vamos lá, como vc bem sabe eu tenho uma visão militarizada do mundo, das pessoas e afins!rs
A segurança pública do nosso estado mantém essa situação pq lhe convém, pois assim é bem mais fácil lucrar com toda essa situation!rs!Se bem q se vc olhar e nalisar d uma melhor forma, verás q a poícia nunca foi feita para garantir q segurança da população e sim para garantir a segurança da elite,q simplesmente finacia todo o tráfico atraves do consumo das drogas! É pro isso q tenho vontade d "bicar"a costela d geral quando vejo passeatas do "Viva Rio", rs!Pow, ta lá pedindo paz durante o dia e a noite vai cheirar pó?!Devem d tá d sacanagem né!?rs!
O povo carioca por sua vez cobra das autoridades uma solução, mas tenho vários amigos q praticamente se revoltam quando param numa blitz, seja por revista ou simplesmente para checagem do nivel etílico!! pow, o povo quer segurança mas nao quer pagar o preço!rs!Aí vem um monte d inteligentes falar sobre Forças armadas na rua, blz, no primeiro q matarem elas voltam para os quartéis, msm pq um fuzil e um soldado n'1ao tem, nunca teve e nunca terá em nenhum lugar do mundo outra função a nao ser MATAR! Ambos foram feitos, treinados e inventados para isso!rs!Tem tb uma galera ai q se diz dos Direitos Humanos, q na opinião é uma demagogia sem limites, q só pra abreviar é quase igual aquele povo da passeata pela paz q falei anteriormente!Outras cidades conseguiram ressusgir das cinzas, mas pra isso é preciso vontade e dinheiro,"pra q eu vou perder meu tempo e gastar um dinheirao com um povo q eu quero mais é q morra e podendo embolsar todo esse dindin?", parece cruel mas com certeza ainda fui bem mais leve do q realmente é!rs!Sei tb q não é mantando os bandidos q vamos resolver os problemas, é mais profundo do q isso essa situação, mas ainda sou adepto do lema "bandido bom é bandido morto" e já q nao podemos cortar o mal pela raiz, podemos e devemos podá-lo né!?rs!Mas na moral, sou apenas mais um carioca q msm assim ainda acho a cidade maravilhosa, maravilhosa!rs!E um dia voltarei a ir a praia e tomar um cerva gelada!rs

Elem disse...

Tb acho o cúmulo da hipocrisia essas passeatas... e tb acho q bandido bom é bandido morto, mas não polemizar... Sabes q tb tenho uma visão militar da coisa... Adorei o comentário. Adorei a parte q o fuzil foi feito para matar... ou seja... rs
Beijos... Saudades de vc e das nossas praias...