quinta-feira, 16 de junho de 2011

Consciência

Começou durante a noite. Era uma vozinha que insistia em me apontar coisas que eu não queria ver, ouvir ou lembrar. Coisas que eu havia feito e não deveria ter feito. A princípio, eu pensei que fosse passar rápido e tentei voltar a dormir. Mas a voz continuava lá, falando... ou melhor, sussurando em meu ouvido...
Amanheceu. Levantei, tomei meu banho, me arrumei e fui trabalhar. Percebi que com o passar das horas, a tal voz ficava cada vez mais forte, mais alta. Quando o sol estava a pino, no meio do céu, ela já gritava e parecia mostrar a todos os meus erros e defeitos. E em um ataque, ela me disse o seu nome: consciência.
Pensei várias vezes se eu deveria ignorar aquela voz acusadora e verdadeira ou se eu cedia aos seus desejos e tentava consertar os meus erros - se é que isso seria possível. Ainda pensava nisso, quando algo me chamou a atenção.
De repente, passou por mim alguém. Alguém cuja consciência também berrava, mas ao contrário de mim, o dono parecia não ouvir. Ou se ouvia, parecia não ligar. Ela gritava e ele sorria. Ela esperneava e ele flertava. Eu ouvia o que ela berrava, acho que todos ao redor também ouviam - assim como também deviam ouvir a minha - mas, o corpo responsável por aquela voz igualmente acusadora e verdadeira parecia não ligar. Pensei: como se faz isso? Em qual momento da vida a gente deixa de ter consciência - ou deixa de ouvi-la? Ou será que a pergunta seria: depois de quantos erros, ela para de encher o saco? Não sei, não consegui as respostas.
Sei que é noite, e sei também que receberei novamente a visita indesejada dela: a voz. E sei que ela vai me contar tudo de novo, todas as histórias que eu já sei e prefiro esquecer... mas não, eu sei, ela não deixará que assim o seja...

Como se faz mesmo para ser tornar surdo à ela como tantos por aí ??


2 comentários:

Patrícia Pinna disse...

Elen, continuando a comentar em seu blog...
Não se foge à voz da consciência, uma pessoa sensível!Quando erramos, o melhor que temos a fazer é reconhecer os nossos erros, e pedir perdão a quem ofendemos.
Isso, pode ser um processo demorado, porém para a pessoa que gosta de viver em paz, e procurar viver bem com todos(na medida do possível),irá obedecer à voz da consciência, que no fundo vem de dentro de nós mesmos!
Um dia as pessoas que se voltaram contra essa voz, serão com certeza cobradas, e muito pior é o acúmulo do tempo, do que o imediatismo nesses casos!
Fique com Deus!

Anônimo disse...

A voz acusadora é a voz do diabo. A palavra "diabo" significa isso mesmo: acusador.
A única solução é reconhecer os erros de uma vez por todas, pedir perdão a Deus e limpar o coração. Se esses erros foram cometidos contra outras pessoas, podes até abordá-las e pedir desculpa, independentemente do que poderão dizer. Só assim é que essa voz vai embora, depois de teres colocado tudo isso cá pra fora, através de uma oração a Deus. Espero ter ajudado.